Tigre da Tasmânia

«Eu escrevo como se fosse salvar a vida de alguém. Provavelmente a minha própria vida» C. Lispector

quarta-feira, outubro 15

Crónicas de Leeds – Dia 4

O dia de hoje foi passado numa eco-community, ou uma comunidade ecológica. Neste ‘condomínio fechado verde’ cada família ocupa uma casa construída com estuque feito de palha, rodeada de várias plantações, de milho a couve, de cebola a alho francês, para além de um espaço comum, a chamada ‘casa do povo’, que pode ser utilizada para reuniões, festas ou qualquer tipo de encontros. Cada família é responsável pelo tratamento da horta numa escala que roda semanalmente e o próximo passo é a criação de galinhas. 

Nesta eco-community vive uma família portuguesa e fomos lá passar o dia. Estando os meus amigos longe de Portugal há algum tempo foram várias as perguntas sobre o país e sobretudo sobre Lisboa. Em poucas palavras mostrei-lhes que Lisboa está de facto na moda a nível internacional, com muitos turistas mas também com residentes estrangeiros, e que se sente a multiculturalidade que falta no Norte de Inglaterra.

Enquanto fazíamos as pizzas para o jantar, feitas com massa ‘dita ecológica’ e preparada à mão, pediram que fizesse de DJ com os mais recentes êxitos da música portuguesa, bem como recordações dos anos 90. Assim, entre Ritual Tejo e Oquestrada, Sitiados e António Zambujo, Os Lunático ou Deolinda, lá ficámos com um gostinho de Portugal que atraiu os outros residentes da eco-community, todos eles ingleses.  

Ficámos juntos até depois das nove da noite, o que para Inglaterra, sobretudo numa altura em que os termómetros baixam invariavelmente abaixo dos dez graus, só pode significar que se passou bem a noite.


Em jeito de conclusão, apesar dos vários portugueses que conheço em Leeds estarem satisfeitos com a vida por cá, sobretudo pela falta de oportunidades em Portugal, a saudade vive em cada um deles, já não uma saudade triste e que se lamenta, mas uma saudade alegre e orgulhosa do país que temos.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial