Tigre da Tasmânia

«Eu escrevo como se fosse salvar a vida de alguém. Provavelmente a minha própria vida» C. Lispector

quinta-feira, outubro 27

Conferência sobre Terrorismo e Relações Internacionais

«Contra a Europa eu protesto,
E contra a atracção do Ocidente:
Maldita seja a Europa e o seu encanto,
Que tão depressa aprisionam e desarmam!

As hordas da Europa a ferro e fogo
Devastam o mundo inteiro;
Arquitecto de Santuários,
A Terra aguarda a reconstrução; acorda!

Desse sono pesado,
Desse sono profundo
Acorda!
Desse sono profundo
Acorda!»

Muhammad Iqbal, Zabur-i Ajam, 1927

Durante esta semana assisti à Conferência Gulbenkian sobre Terrorismo e Relações Internacionais e veio-me à memória este poema. Estas palavras iradas uma têm uma razão de ser. O Ocidente tem-se sempre posicionado sobranceiramente em relação ao Oriente. O Islão não deve nunca ser subestimado, e infelizmente é isso que se tem verificado ao longo dos séculos, primeiro com a Europa, depois com os Estados Unidos da América.

Com o fim da Guerra Fria e a queda da URSS, os Estados Unidos viram-se como a única superpotência, «reis e senhores do mundo». E tal facto propiciou a arrogância e a consciência de que sós poderiam governar o planeta, nunca tendo de recorrer a nada e a ninguém. Os Estados Unidos criaram em si (e para si) próprios uma realidade à parte, um isolacionismo, apesar de tudo artificial. O 11 de Seteembro de 2001 veio provar que afinal até o que se apresentava inabalável pode ser atingido. O inacreditável aconteceu e a confiança mundial foi profundamente abalada. Esta realidade à parte revelou-se impossível. Portanto, como disse Bahá'u'lláh no século XIX, «Que não se vanglorie quem ama o seu próprio país, mas sim quem ama o mundo inteiro. A Terra é um só País e a Humanidade os seus Cidadãos».

E foi esta a mensagem principal desta Conferência: entendamos a diferença para que a possamos superar. Entendamos o Islão para que a Terra seja verdadeiramente Uma.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial