Tigre da Tasmânia

«Eu escrevo como se fosse salvar a vida de alguém. Provavelmente a minha própria vida» C. Lispector

sexta-feira, outubro 14

Périplo pelas noites portuguesas III: Procópio (Lisboa)

O Procópio é um espaço intimista perto do Jardim das Amoreiras, em Lisboa, que abriu as suas portas pela primeira vez há mais de 30 anos. A anfitriã de sempre, Alice Pinto Coelho, fala com visível orgulho do bar que já foi casa de família.
Com as obras de adaptação, o Procópio mantém esse ambiente familiar, onde os clientes, com muitas caras conhecidas, se encontram para beber um copo e passar uma noite descontraída.
Personalidades ligadas à política, ao teatro, à música, ao jornalismo, à vida académica, ou simplesmente pessoas que vivem na vizinhança, nas zonas aristocráticas da Lapa, da Estrela ou das Amoreiras criam uma atmosfera de profunda cumplicidade.
O Procópio deve o seu nome ao Procope de paris, que desde o século XVII junta no mítico Quartier Latin os espíritos do iluminismo francês.
Em Lisboa, e segundo Alice Pinto Coelho, o Procópio tem também recebido os iluminados do nosso país.
Sinta-se em casa parece então ser o lema do Procópio.

1 Comentários:

Às 1:16 da tarde , Blogger Dad disse...

Engraçado! Este é um dos sítios onde eu ia aos 20 anos e que, segundo parece, não perdeu a personalidade que sempre teve. Quando li, senti saudades daquele tempo...se calhar estou a precisar frequentar mais as "nights" lisboetas...

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial