Tigre da Tasmânia

«Eu escrevo como se fosse salvar a vida de alguém. Provavelmente a minha própria vida» C. Lispector

domingo, outubro 9

As minhas entrevistas - IV

Mais uma entrevista, desta vez com David Ganço, um jovem da Comunidade Bahá’í.

O David é dos jovens mais empenhados e enérgicos da Comunidade Bahá’í de Portugal. Está sempre na linha da frente no que diz respeito a projectos e actividades, como uma mola impulsionadora de todos.
Fora da Comunidade (e este fora muito entre aspas, porque a Religião Bahá’í confunde-se com a própria vida do David), é estudante de Engenharia Civil no Técnico e atleta, tendo passado nomeadamente pelo Sport Lisboa e Benfica.
No meio desta vida a altas rotações fui falar com o David sobre a Oração, um lado mais espiritual e tranquilo que faz das parte da vida de todos nós.

Hoje vamos falar sobre um tema que parece estar um pouco afastado da juventude dos nossos dias: a Oração. Primeiro que tudo gostava que nos dissesses o que é para ti a Oração, o que significa para ti rezar?

A Oração, para mim, significa falar com Deus. É uma forma de estar em contacto directo com Deus, sem intermediários.

Quer isso dizer portanto que tu podes orar, ou rezar, sempre que quiseres, e onde quiseres, é isso?

Sim. A Oração pode ser tudo o que tu fazes, desde que tenhas no teu espírito a devoção e o louvor a Deus. Tu rezas quando lês uma oração, tu rezas quando executas a tua profissão, tu rezas quando pensas em alguém que te é mais querido, tu rezas quando ajudas alguém. Ou seja, o que eu quero dizer é que o mais importante é o teu espírito, é a forma como te pões em contacto com Deus.

E é preciso algum local específico para rezares, por exemplo uma igreja cristã, uma mesquita muçulmana, uma sinagoga judaica ou um Templo Bahá’í?

Não. É claro que há sítios mais sagrados, como tu disseste as igrejas, as mesquitas, as sinagogas ou os Templos Bahá’ís, e nesses sítios o espírito de devoção deve ser ainda mais elevado. No entanto tu podes rezar sempre e onde quiseres. Como disse o mais importante é o espírito de louvor e de amor a Deus.

Falámos aqui em templos de várias religiões, como o Cristianismo, a Religião Muçulmana, o Judaísmo ou a Religião Bahá’í. Isso significa que podemos fazer orações Bahá’ís numa igreja cristã, ou orações judaicas numa mesquita muçulmana?

Mas é claro que sim! Como disse Bahá’u’lláh, o fundador da Religião Bahá’í, a Religião é só uma e deve ser Causa de Amor e Harmonia entre os Homens. Portanto, se tu estás num sítio que é descrito como a "Casa de Deus", seja uma igreja, uma mesquita, uma sinagoga ou um Templo Bahá’í, é claro que podes falar com Deus, porque a Oração é o meio que te leva a falar directamente com Deus, independentemente de onde estejas ou de qual seja a tua Religião.

O que sentes quando estás a fazer uma Oração?

Ao orar, sinto uma paz interior, um sentimento de bem estar… Por momentos liberto-me deste mundo materialista e exploro o meu lado espiritual. Qualquer que seja a situação porque estou a orar – quer seja por alguma dificuldade, alguma aflição ou mesmo por gratidão para com Deus – sinto sempre uma energia positiva, que me enche a alma e que procuro manter o mais tempo possível

Tens alguma forma especial para organizar os teus períodos de oração?

Não há um método único nem regras rígidas a seguir, depende da situação…
Quando estou sozinho, na minha privacidade, gosto de fazer orações sentado num sítio tranquilo, ao som de uma música calma.
Por vezes, quando algo acontece – um amigo tem um problema, há algo que me aflige – apenas fecho os olhos e, qualquer que seja o sítio onde esteja, procuro receber um pouco da tal energia positiva, da energia divina.
Também gosto muito dos períodos devocionais colectivos. Por exemplo na minha comunidade por vezes reunimo-nos para fazer orações pela paz mundial. Seleccionamos algumas orações de Bahá’u’lláh e de outros Manifestantes de Deus, como Cristo, Buda e Maomé. Procuramos criar um ambiente acolhedor e tranquilo, com flores e velas espalhadas pela sala, alguns amigos tocam guitarra e cantamos juntos.

Na Religião Bahá’í há alguma hora ou local específico para se fazer orações?

Não. Podemos orar quando quisermos, em qualquer altura do dia. Mas há uma oração especial que todos os dias devemos recitar, independentemente de recitarmos outras ou não, que é a seguinte:

«Dou testemunho oh meu Deus que me criaste para te conhecer e adorar. Confesso neste momento minha incapacidade e teu poder, minha pobreza e tua riqueza, não há outro Deus além de ti , o amparo no perigo, o que subsiste por si próprio»

Esta oração é como que um "relembrar" do porquê da nossa existência, das nossas capacidades e propósito na vida.

E existem orações específicas, para diferentes situações?

Sim. Bahá’u’lláh revelou muitas orações, que agora estão agrupadas em orações para as crianças, para os jovens, para a mulher grávida, de protecção, de cura…
Quando nos deparamos com qualquer destas situações podemos orar com as nossas próprias palavras, mas se utilizarmos as palavras sagradas, especialmente reveladas para esses casos, o poder dessas palavras, a sua eficácia, será certamente muito maior.

Sabemos que o ser humano não é apenas um corpo físico, ou seja, não é apenas composto por matéria orgânica. Somos muito mais do que isso. Somos sobretudo um ser espiritual. Queres falar-nos um pouco sobre esta dualidade do ser humano?

Claro! O homem tem um lado material e um lado espiritual. Quanto ao lado material, é do conhecimento geral que para sermos fortes fisicamente, temos de alimentar-nos bem e exercitar o corpo.
Quanto ao lado espiritual, os Bahá’ís acreditam que é através da oração que nos alimentamos espiritualmente. A oração poderá ser comparada ao alimento espiritual.

E como podemos desenvolver o nosso lado espiritual?

Da mesma maneira como desenvolvemos o nosso lado material! Para desenvolver o nosso lado espiritual precisamos também de algum exercício – todos os dias surgem testes/exercícios espirituais. Se conseguirmos pôr em prática as virtudes humanas, ou seja se tentarmos ser justos, leais, bondosos, honestos… iremos conseguir alcançar um espírito saudável e forte.

Há alguma oração que de que gostes particularmente?

Gosto de várias. Costumo fazer orações pelos jovens em geral, pelos meus pais e pelo progresso e bem estar da humanidade.

Há também um conjunto de Escrituras Sagradas Bahá’ís, chamadas as Palavras Ocultas, que são muitas vezes recitadas nos períodos de Oração. David, o que são as Palavras Ocultas?

São palavras de uma grande sabedoria e beleza, reveladas por Bahá’u’lláh, compiladas num livro, que começa assim:

«Ó Filho do Espírito! Meu primeiro conselho é este: possui um coração puro, bondoso e radiante, para que seja tua uma soberania antiga, imperecível e eterna»

1 Comentários:

Às 8:31 da manhã , Blogger Dad disse...

Gostei muito. Parabéns aos dois!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial