Tigre da Tasmânia

«Eu escrevo como se fosse salvar a vida de alguém. Provavelmente a minha própria vida» C. Lispector

terça-feira, janeiro 24

Portugal Menor

José Gil: "Es un fenómeno casi religioso"

"CAVACO ES UN CASO extraordinario, como síntoma, de la irracionalidad que ha invadido a la sociedad portuguesa", afirma el filósofo José Gil. "Sin necesidad de hablar, sólo con su presencia, como si fuera un santo, las multitudes rugen ante él como si aquello fuera una procesión en rogativa o una concentración de comunistas". "Se trata de un fenómeno casi religioso", añade el autor del ensayo y éxito de ventas Portugal hoy: el miedo a existir. "Es un fenómeno irracional de masas que crea un populismo sin discurso. Como si fuera un mesías laico, Cavaco ha convencido al pueblo de que el milagro es posible".

¿Milagro? ¿Pero qué milagro? "El milagro de salir de este horrible lío en que estamos metidos sin que nada cambie, sin que hagamos sacrificios, sin que nos cueste esfuerzo, sin perder los privilegios que muchos tienen", responde Gil. El análisis del profesor de Filosofía de la Universidad de Lisboa, de 65 años, va un poco más lejos: "Estas elecciones son como una partida de ajedrez viciada antes de empezar. Ni las blancas son blancas ni las negras son negras, la reina se mueve como un alfil y los peones como una torre. Los candidatos de izquierda son el pasado; Cavaco es una gran masa de pasado. No hay una sola idea nueva para afrontar el futuro, sólo discusiones bizantinas. De lo que se deduce que el pueblo portugués ama la obstinación que no tiene y el autoritarismo. Porque Cavaco es eso: un jefe sin carisma, una persona encerrada en sí misma, que manda y sabe dónde va".

4 Comentários:

Às 9:34 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Para um blogue Portugues é necessario termos que gramar com o Castelhano??? Pelos vistos este nuestro hermano de esquerda, deve pensar que as outras soluções eram melhores, Soares? Alegre? Jeronimo? Louçã? Pois engana-se, os Portugueses não procuram um messias, mas alguem que arrume um pouco a casa onde essa esquerda gosta de deitar lixo para o chão e culpar o do lado. Em Portugal mandam os Portugueses e Cavaco pode nem ser o melhor, mas foi o melhor dos 6 candidatos, não acusou, não difamou, preocupou-se foi com Portugal. Outra coisa gira dos esquerdistas é que adoram comentar os comentarios dos outros esquerdistas a tentarem fazer de parvos os leitores, mas enfim...é de rir. Continuem assim, que vão no caminho certo, continuem com as palas nos olhos, tal como seres sem alma. Eu pela minha parte, vou-me rindo de tanta patetice e ignorancia.
Cumprimentos
T.A

 
Às 9:59 da manhã , Blogger pedro disse...

Caro T. A.,

«Não sou ateniense nem grego mas sim cidadão do mundo»

Sócrates

Daí se explica o castelhano... Além disso parte da minha família era espanhola.

Quanto ao esquerdismo, não sou nem de esquerda nem de direita. A minha opção nesta eleições residiu nas personalidades dos candidatos. Mantenho a minha opção. Se eu lhe disser para quem foi o meu voto nas últimas autárquicas em Lisboa talvez percebesse que não tenho as tais palas nos olhos.

Continue a voltar e a comentar, pois é com a opinião dos outros que enriquecemos a nossa.

Cumprimentos

 
Às 10:24 da manhã , Blogger Héliocoptero disse...

T.A., se leres bem o texto - e mesmo sendo em castelhano, a honestidade intelectual pede esse esforço - hás-de reparar que o José Gil não via os outros candidatos como sendo melhores: todos eles representam o passado.

E não deixa de ter razão quando fala que Cavaco - tal como Soares, aliás - se apresentou como um messias, caso contrário nunca teria dito coisas como as presidênciais serem uma oportunidade para as pessoas "realizarem os seus sonhos".

São palavras de quem diz ter uma solução mágica e, como diria o José Gil, muitas pessoas querem isso mesmo: uma varinha de condão que nos tire da crise sem sacrificios, sem esforço e sem perda de privilégios.

 
Às 3:42 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Para imparcial tens de admitir que tens no minimo uma fixação com o cavaco que começa a ser preocupante ... lol. De qualquer forma já ganhou e foi logo à primeira.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial