Tigre da Tasmânia

«Eu escrevo como se fosse salvar a vida de alguém. Provavelmente a minha própria vida» C. Lispector

quinta-feira, janeiro 19

Esperar no escuro

Depois de terminar o filme ele permanece na sala. Perante os seus olhos, a ritmo lento, a ficha técnica percorre o seu caminho. Aos nomes das estrelas do filme seguem-se realizadores, produtores, sonoplastas, aderecistas, maquilhadores, câmeras, cabeleireiros, caracterizadores, e muitos, muitos mais, todos aqueles que ajudaram a obra a nascer. Por entre esse emaranhado de letras por vezes surgem nomes e sons familiares. São os portugueses que tentaram a sua sorte em Hollywood e as outras mecas do cinema.

Estes minutos a seguir ao fim do filme, quando as letrinhas brancas salpicam o fundo negro, servem muitas vezes de ressaca ao que se acabou de ver. É uma espécie de catarse dos tempos modernos, de análise ao comportamento das personagens, de apreciação ao argumento, de compreensão (ou não) do guião, enfim, é quando se decide: «sim, gostei do filme; não, não gostei do filme».

A ficha técnica também faz parte do filme, por vezes contém imagens surpresa que estão guardadas apenas para aqueles que sabem esperar, mas é sobretudo um aplauso e uma homenagem a todos os que contribuíram para que filme tomasse forma.

2 Comentários:

Às 8:19 da tarde , Blogger Dad disse...

Pois é normalmente ninguém se lembra de "quem faz", os rostos ocultos, as portas fechadas...
Esses tb. mereceriam um aplauso, mas são como tantos de nós que toda a vida trabalhamos na obscuridade para que outros apareçam iluminados!

 
Às 1:31 da manhã , Blogger Filipe disse...

Pois é, o mais engraçado é ao vermos um filme na tv e querermos ver o nome de algum actor, realizador, etc, a estação decide cortar a ficha técnica! Acho isso uma falta de consideração para as pessoas que tanto se esforçaram para o filme se realizar! Não se esqueçam que são essas pessoas que fazem a diferença de um bom para um mau filme, ou seja, de muita a pouca audiência!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial