Tigre da Tasmânia

«Eu escrevo como se fosse salvar a vida de alguém. Provavelmente a minha própria vida» C. Lispector

quarta-feira, janeiro 11

Continuamos na monarquia?

Começou finalmente a campanha para as presidenciais (embora tenhamos tido uma pré-campanha tão preenchida que nem demos pela transição; depois do silêncio perturbador até ao início do Verão, os últimos meses têm sido inundados por estas eleições). Os candidatos estão na rua, o circo oficialmente começou.

Vamos por partes:

Cavaco Silva caminha rumo à entronização, quem sabe logo à primeira volta, por KO técnico. Confesso que não compreendo esta adoração maciça e esmagadora ao candidato da direita, aquele que saiu do Governo em 1995 com uma imagem negra, aquele que perdeu frente a Jorge Sampaio, aquele a quem nunca foi reconhecido carisma nem uma aura de atracção. Os portugueses (pelo menos quase 60 por cento, segundo indicam as mais recentes sondagens) parecem ansiar por um salvador, um D. Sebastião, alguém que tenha a fórmula mágica para tirar o país da crise e colocá-lo na rota europeia dos mais ricos e desenvolvidos.

A maioria acredita que essa figura messiânica é Cavaco, aquele que como primeiro-ministro, com os fundos europeus a chegarem que nem ondas numa praia, garantiu auto-estradas para toda a gente, saneamento básico, betão e mais betão, enfim, aquele que disfarçou um pouco o país que era rural no seu todo e que agora o é um pouco menos.

A maioria acredita que é Cavaco, aquele que conseguiu saltos visíveis no PIB e no crescimento económico nacional, aquele que nunca se enganava e raramente tinha dúvidas, aquele que desprezava os jornalistas (e dispensava apenas cinco minutos diários aos jornais).

Pegando neste último ponto, como pode alguém ambicionar ser o representante de Portugal no mundo se aparenta um ódio e um desdém quase visceral à informação, ao estado actual do país e do mundo? Como pretende esse alguém estar informado? Como pretende esse alguém estar no Eliseu e falar com Chirac sobre o problema dos subúrbios das grandes cidades francesas, estar na Casa Branca e discutir o que se passa no Iraque, estar em Downing Street e perceber a diversidade da sociedade britânica?

Outro ponto prende-se com as verdadeiras intenções de Cavaco Silva. A sugestão da criação de uma secretaria de Estado para o acompanhamento do investimento de capital estrangeiro em Portugal foi apenas uma pequena nuance do que o ex-primeiro-ministro parece querer fazer: ingerência nos assuntos do Governo. Por outras palavras, Cavaco quer ser primeiro-ministro outra vez. As pessoas questionam: para que quer Mário Soares, o candidato apoiado pelo PS, ser Presidente da República outra vez, uma terceira vez. Eu pergunto, para que quer Cavaco ser primeiro-ministro (disfarçado de Presidente) outra vez, uma quarta vez?

Mário Soares. O pai da democracia, o pai do PS, um dos pais da entrada de Portugal na União Europeia (à altura Comunidade Económica Europeia), um dos portugueses mais conhecidos e respeitados em todo o mundo. Como todos aqueles que ocuparam posições-chave de poder, Soares também retirou dividendos para si e para os seus amigos (o que é altamente condenável, mas Cavaco fê-lo de igual modo). Soares é acusado disso e, muito mais injustamente, de estar velho e acabado. Não o está. Tem lapsos de memória, confunde coisas, é verdade, mas mantém um raciocínio claro, tem opiniões e sabe pensar sobre o mundo, não tem qualquer cerimónia em dizê-lo, conhece Portugal e grande parte do mundo como a palma das suas mãos, tem uma resistência física impressionante, continua acutilante e mordaz, enfim, está fresquíssimo.

Nesta campanha Soares propôs-se a desmontar o endeusamento de Cavaco, e é o que está a fazer. Não tem de apresentar ideias, porque tem-no feito ao longo de toda a sua vida e carreira. Dele não esperamos surpresas, sabemos ao que vamos. É uma figura histórica e não merece de todo o linchamento público que lhe estão a fazer. Não entendo esta condenação, este ódio quase mortal a Soares.

Não pretendo apelar ao voto num dos candidatos nem no outro, apenas analisar algumas situações e tentar perceber o que se está a passar.

Tal como nas legislativas vamos assistir a um duelo muito desequilibrado. Depois do príncipe Sócrates teremos o rei Cavaco. Afinal continuamos na monarquia e necessitamos assim tanto de salvadores absolutos e iluminados?

6 Comentários:

Às 6:36 da tarde , Blogger Maria Lagos disse...

E onde fica aquele que ainda não provou se poderia ser um bom Presidente da República (eu acredito que sim!) e a quem o PS virou as costas, embora tendo sido um referencial da esquerda em Portugal? Estou magoada com os comportamentos do PS e acho que só "obrigou" o Soares a candidatar-se por se assustou com a chegada de Cavaco.
Lamento que a esquerda, a verdadeira esquerda, não tivesse sido capaz de congregar esforços à volta do M.Alegre, como se ele fosse um incapaz de vir a ser o mais alto magistrado da Nação. O Dr. Soares tem todo o meu aplauso pela sua vida passada e presente, mas era altura de passar o testemunho e "refrescar" a figura embelemática do Estado. Os portugueses viraram demasiadamente à direita; na minha opinião acho que Soares já tem um curriculum que lhe confere a nossa consideração, Alegre poderia, porque mais novo e penso que mais "esquerda" retomar um pouco mais os ideais de Abril que estão. muito muito....guardados na gaveta...
Bjs

 
Às 7:30 da tarde , Blogger Héliocoptero disse...

Sinceramente, o Soares soa-me a tão messiânico quanto o Cavaco: é o avôzinho que já lá esteve e avança em busca de um terceiro mandato, em vez de dar o lugar a outros. Quando se perde a noção de rotatividade democratica do poder para ser sempre a rodar entre os mesmos, aqueles que se crê saberem e terem sempre como nos ajudar, então é porque não andamos longe do messianismo.

Se eu pudesse votar, votaria no Alegre. Mas como a funcionária da embaixada portuguesa em Estocolmo não sabe preencher os papéis para transferirem o meu registo para cá...paciência!

 
Às 10:12 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Bom!!! Pelos vistos ha aqui uma grande falta de cultura Histórica de Portugal. Cavaco até pode não ser perfeito nem a solução para Portugal, mas SOARES??? O Ladrão dos Ladrões, o assassino de milhões, o que fez milhões passar á miséria por meros interesses pessoais, um homem (h pequeno), que usou e usa Portugal para proveito próprio e que até já tem herdeiro para continuar os seus interesses instalados, perguntem aos infelizes dos ex.Angolanos, Moçambicanos, Cabo Verdianos, Guineenses (chamados injustamente de retornados, pois se de Portugal não eram e só por serem brancos , foram escorraçados da sua terra) o que acham de Soares. O que não falta é provas da venda das colónias por Soares aos Sóvieticos (esquerdistas) e Americanos (Democratas Esquerdistas). Como pode um Politico obter uma fortuna como a que ele tem?? Como é possivel ter a maior conta privada dentro do BCP? Como é possivel dizer o que diz , fazer o que faz e ficar impune?? meus Senhores!!! É a esquerda no seu melhor. Falam da esquerda e da Direita, mas algum dos senhores sabe o que é a esquerda e a Direita?? Vamos la a ver...um exemplo:
- Na 2ª Grande Guerra quem era a esquerda e a Direita?
Aposto que estão todos a dizer, que foi a esquerda que ganhou!!!
Ignorancia meus Senhores, foi a Direita, pois Churchill e Roosevelt eram da Direita que até foram ajudar o esquerdista comunista, vejam lá!! Agora quem foi derrotado foi os Socialistas dos Nazis...ah pois é SOCIALISTAS e até , vejam lá!! Foram eleitos, dá para acreditar?? Mas os maus são os da Direita!! esses é que são os bichos papões. Como aquele Salazar que fartou-se de roubar. Pois foi mas morreu sem um tostão, que estranho!! Mas os Soicialistas que não dispensam o seu Jaguar é que são a voz do povo!! Pois falam na esquerda, é melhor começarem a pensar muito bem naquilo que falam, porque a esquerda só tem trazido miséria, obviamente, não para todos, pq os seus lideres esses já estão precavidos para as proximas 4 gerações familiares e tudo á vossa pala...PARABENS pelo vosso contributo, quando forem no autocarro e os virem a passar de Mercedes, orgulhem-se, pois parte do carro foi pago por vcs.
Pensem nisto Senhores, não quero que pensem que a Direita é melhor e a esquerda pior, mas pelo menos pensem nisto, falem, informem-se, pois o que não falta é informação. Até vos compreendo, pois a propaganda Esquerdista é maquiavélica e brutal, ao contrario do da Direita. Falaram tambem em Alegre...pois é tb não é Santo nenhum, lanço aqui um desafio que até pode ser interessante, tentem descobrir um camarada de armas dele (que esteve no ultramar com ele) e tentem obter informações sobre o seu serviço, vão achar deveras interessante. Dou só uma pista, aquilo que fez, se fosse noutro Pais tipo Reino Unido ou E.U.A ou França, dava direito no minimo a prisão para a vida, mas aqui no nosso portugal de esquerda dá direito a candidato a Presidencia.
Pois é , é duro ter que ler isto, não sou a voz da razão, nem pretendo ser, mas não sou cego nem parvo e não vou em cantigas. Olhem para a politica como quem olha para um quadro, não olhem de rompante, vejam os pormenores, avaliem e não vão em cantigas, pensem no futuro deste Pais , não no da chamada ESQUERDA.
Com os meus cumprimentos
T.A

 
Às 12:49 da tarde , Blogger Inês disse...

Estou a ver que esta discussão está bastante acesa. EU posso afirmar que vou votar no Cavaco, sim, ele é um homem sério e competente, a mim transmite-me segurança, coisa que muitos não transmitem. E digo mais, acho que começo a preferir políticos que falem pior e sejam mais " timidos", do que aqueles que usam e abusam da retórica, não porque sabem muito, mas porque gostam muito de falar. Estou um bocado farta de politicos que so sabem falar mas não sabem nada de dossiers!

 
Às 12:53 da tarde , Blogger Inês disse...

ah e esqueci-me : como podes dizer que o Soares está fresquíssimo, mas tem lapsos de memória? Estás a entrar em pura contradição!!!

 
Às 3:38 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Efectivamente Cavaco não é um ser perfeito, muito embora a sua inegável competência técnica, porém Pedro, com toda a sinceridade, Soares está muito, mas muito longe de ser um modelo de virtudes.

Para te dar algumas ideias, recordo-te: a sua desastrosa intervenção na elaboração dos planos e tratados internacionais que levaram à descolonização dos territórios africanos, que mergulharam esses pobres países em gravíssimas crises sociais que custaram a vida a milhares de pessoas; a sua negligente indiferença em relação a Timor; a sua criminosa actuação no processo de transição de Macau, que avultados benificios para si e para a sua gente; a sua grosseira incompetência técnica, magistralmente demonstrada aquando de um debate na Assembleia da República na qualidade de Primeiro-Ministro e ao apresentar o projecto de acordo com o FMI confundiu milhares de escudos com milhões de contos, e tenta-se safar do embaraço dizendo "Isto mais milhão menos milhão vai tudo dar ao mesmo".

Poderia dar-te outros exemplos, porque há imensos, mas só estes justificam por si a recusa dos portugueses.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial