Tigre da Tasmânia

«Eu escrevo como se fosse salvar a vida de alguém. Provavelmente a minha própria vida» C. Lispector

domingo, janeiro 22

A estupidez

Fez-me impressão ver o JarHead - Máquina Zero, a última aventura cinematográfica de Sam Mendes. O filme não tem sido muito recebido pela crítica, mas isto de críticos por vezes não se deve dar muito crédito.

Mais impressionante que a crueldade da vida de militar, da dureza dos treinos e do exercício físico, da total falta de condições e da dimensão humana tornada em máquina de puxar o gatilho, mais impressionante que a guerra que nunca mais começa e que nos envolve num clima agonizante de suspense e de «quase», mais impressionante que tudo isso é o quão baixo o Homem pode descer.

Dois soldados terminam o filme em luta desenfreada pelo privilégio de matar, pela glória de atingir alguém e determinar o seu fim. O auge, o êxtase, o orgasmo de um soldado é causar a morte, espalhar sangue e rebentar miolos. Quem foi que disse que a guerra não é estúpida, idiota, cretina e novamente ainda mais estúpida e idiota?

1 Comentários:

Às 9:00 da tarde , Blogger emot disse...

Os soldados viveram lá algo que é dificil tu ou eu imaginarmos. A pressão do quase guerra, o medo do inimigo, o sofrimento do clima e a agonia do nada para fazer, sempre com a guerra por perto. Se fores ver filmes da guerra do Vietnam existem dois extremos, os obcecados pela guerra, quase loucos, e aqueles que só querem é ir-se embora - a maior parte.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial