Tigre da Tasmânia

«Eu escrevo como se fosse salvar a vida de alguém. Provavelmente a minha própria vida» C. Lispector

terça-feira, janeiro 3

Chorar ou não chorar?

É este mais um dos fossos intransponíveis entre homens e mulheres? Serão as mulheres mais chorosas e sentimentais que os homens? Serão os homens mais frios e duros, mais racionais? Considerarão eles que chorar é fraquejar, é não ser homem, é ser mulher e piegas e tanto criticarem isso nelas? E considerarão elas que chorar é um manifesto de atitude, de verdade, e que ver um homem chorar é sinal de que também ele é humano, que ele a entende e que com ele pode partilhar os momentos mais tristes da vida?

Chorar é um alívio. Com as lágrimas vão-se as tristezas, limpam-se as impurezas que são os obstáculos, saem as pedras que não permitem que o rio corra livremente. Chorar é retemperador, ajuda-nos a reflectir e a relativizar os problemas, cansa-nos fisicamente. E ao cansar o físico passamos automaticamente para ele a preocupação do momento. Controlar a respiração, secar os olhos, ritmar o coração, elimina a acção frenética das células cinzentas que nessa altura insistem em ser vermelhas latejantes.

Há quem se isole para chorar, pegue no carro e percorra estradas sem fim, há quem procure um pedaço de natureza, uma floresta selvagem, um falésia precipitada para o mar, e aí reflicta sobre a vida, há quem faça questão de chorar em frente aos outros, para deles receber o apoio e a atenção que de outra forma não conseguiriam. E há quem procure apenas um abraço amigo, o teu abraço, e no seu ombro, com a cara escondida, deixe as lágrimas verter sem embargo.

Faz-me pensar… Há muito tempo que não choro.

7 Comentários:

Às 2:36 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Cá está. Depois de inúmeras promessas, nasce o meu primeiro (pequeno) comentário.
Fazia falta este texto no teu blog. O meu favorito. Um assunto pertinente cozinhado com honestidade, cujo ingrediente é a palavra sincera. Bela também. Ah ganda Pedro! Isso é que é transparência.

E sim. Chorar. Muito, q.b., pouco, mas chorar.

 
Às 11:14 da manhã , Blogger Inês disse...

Vale sempre a pena chorar, torna-nos humanos e frágeis mas honestos. Porque quando choramos somos transparentes, não há mais escapes, ou ilusões, somos mesmo o que ali está. E sabe tão bem a seguir, vem um alívio reconfortante. Eu choro de vez em quando, por patetices, coisas sérias, sei lá. O pior é quando estou com pessoas que não conheço bem e só me apetece desatar a chorar, isso aí custa mais, aí tenho de me conter até ao fundo. E depois, depois não me sinto nada aliviada.

 
Às 12:57 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Ora aqui está um assunto que, de alguma forma, acho ainda muito tabú, em especial no ponto de vista dos homens. Ainda fico perplexo ao lembrar-me de uma mulher que um dia me disse "nao consigo ver um homem chorar..." e eu imediatamente perguntei, com um ar ingénuo.. "porque?" eu a achar que podia ser por uma questao de sensibilidade, de nao gostar de ver...qualquer coisa menos --
"falta de virilidade"...como ela referiu!
Apeteceu-me rir na cara dela e chamar-lhe nomes :-)
BEM....posto isto, acho completamente inacreditável ainda existirem pessoas a pensar desta forma tao arcaica e pouco humana.
Assim como, quando nos sentimos felizes por algo especial e cheios de vontade soltamos umas boas gargalhadas.... penso que, quando assim nos sentirmos, mais fragilizados, irritados, tristes, melancolicos, tb o façamos da mesma forma, chorando. Deitando para fora o que sentimos.Pois quando o fazemos, temos um sensaçao de alívio muito grande. Como se resolvessemos ou pelo menos atenuassemos mais uma questao. Ricardo

 
Às 9:37 da tarde , Blogger Dad disse...

Vivemos numa sociedade em que, felizmente, as parvoíces que foram ensinadas às gerações anteriores e que,de algum modo,faziam padrão de comportamentos, estão a mudar. Acho que hoje a frase "um homem nunca chora" já não convence ninguém porque toda a gente sabe que a sensibilidade e a emoção não tem nada a ver com o sexo. Espero que em relação às mulheres os homens também aceitem que, por ser mulher não deve ser impedida de poder ascender a certos cargos na direcção dos destinos dos povos. Façamos o possível por sermos todos mais "gente"em todos os sentidos e todas as emoções e todas as capacidades poderão vir a ser devidamente valorizadas. E tu, Pedro, brinca, salta dança chora e ri sempre como se fosse a primeira vez!

 
Às 12:01 da manhã , Blogger anDrEIA disse...

Só te digo que chorar nunca fez mal a ng! Embora n pareça tb tenho as minhas crises de choro... quem n as tem!?!?!?

 
Às 6:55 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Eu, por vezes, também choro! Por alegria, por tristeza, por raiva, por sei lá tantas coisas...Nem me interessa o que os outros pensam...e é um alívio reconfortante, como diz a Inês.

 
Às 3:27 da tarde , Blogger Héliocoptero disse...

"Boys don't cry" é simplesmente uma grande mentira. Chora, que chorar limpa a alma e alivia o coração.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial