Tigre da Tasmânia

«Eu escrevo como se fosse salvar a vida de alguém. Provavelmente a minha própria vida» C. Lispector

quarta-feira, dezembro 21

Estaremos a criar robots?

Ainda o e-learning... Numa conversa com os meus colegas sobre o Fórum de ontem sobre Educação e Cultura Online mais alguns pontos saltam à vista.

Será que queremos que os nossos filhos sejam educados através de computadores e de livros electrónicos? Então e a motricidade humana? Chegaremos ao cúmulo de uma criança não saber mais como pegar num lápis, fazer um desenho à mão ou saber sequer que existe um objecto chamado caneta? Fará ele tudo a partir do seu lugar, através da mera pressão de determinados botões?

E ao aprender tudo através de uma máquina, onde cabe a interacção social, a vivência com as outras crianças, as discussões, o andar à bulha, o jogar à bola, o correr à apanhada?

Estaremos a criar robots?

1 Comentários:

Às 1:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Destas questões surge outra questão que înfelizmente ningém menos o ensaista francês Jaime Semprun levantou no livro "L'abîme se repeuple":

"La question n'est pas de savoir quel monde allons-nous laisser à nos enfants mais bien quels enfants allons-nous laisser à ce monde?"

"A questão não é saber qual mundo vamos legar para as nossas crianças mas na verdade, quais crianças vamos legar para este mundo?"

Amicalement,
Daniel

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial