Tigre da Tasmânia

«Eu escrevo como se fosse salvar a vida de alguém. Provavelmente a minha própria vida» C. Lispector

segunda-feira, dezembro 5

Reinventar a História

Conta-se que a origem do nome da vila de Cascais vem de D. Afonso Henriques. Parece que a sua mãe, D. Teresa, estava a banhar-se nua nas praias da zona. D. Afonso Henriques, furioso e determinado a defender a honra da mãe, rumou a Cascais para pôr cobro a situação. Chegado à praia começou a bater em D. Teresa que lhe suplicou: «Porque me cascais meu filho, porque me cascais?». A História reinventada.

2 Comentários:

Às 10:17 da manhã , Blogger Dad disse...

Esse filho não era filho da D. Teresa...era um bom filho da p...!
Bolas...filhos assim...t'arrenego satanás, por um banho santo aqui nas minhas praias????

 
Às 2:57 da tarde , Blogger Héliocoptero disse...

É um bom exemplo de toponímia popular, que cria lendas e pequenas histórias para explicar elementos de uma localidade: a origem dos rios, o rochedo proeminente, a fundação do palacete antigo, as ruínas do castelo, a cor das pedras à beira-mar ou o nome da terra.

Sabedoria popular, Pedrito :p

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial