Tigre da Tasmânia

«Eu escrevo como se fosse salvar a vida de alguém. Provavelmente a minha própria vida» C. Lispector

sexta-feira, dezembro 2

Destino

O Destino. Será que o Destino existe mesmo? Essa entidade mais forte que nos guia, que nos coloca as oportunidades e os obstáculos no nosso caminho, que pre-destina os nossos passos, que conjuga os momentos da nossa vida para que tal e tal aconteça, para que estejamos naquele sítio àquela hora, para que aquela pessoa cruze o olhar no mesmo instante que a miramos, para que percamos o autocarro ou para que o semáforo fique vermelho ou verde quando nos aproximamos? Será que o argumento deste filme já está todo escrito e nós limitamo-nos, inconscientemente, a dar vida às personagens?

Vivemos, lutamos, rimos, choramos, sorrimos, dormimos, amamos, mas não saberemos nunca o porquê.

Sinto que existe algo a que podemos chamar destino, que tem traçadas as linhas-mestras da nossa vida. Em seguida cabe a nós decidir se seguimos em frente, se recuamos, se viramos à esquerda ou contornamos pela direita. Make your day, Carpe diem, dizem-me.

Mas estará o futuro nas nossas mãos ou é nossa tarefa fazer o melhor com o que temos? As oportunidades criam-se ou surgem por si só?

Sou apologista que devemos fazer o que nos dá prazer e o que sentimos ser a escolha acertada no momento. E enquanto a nossa vida permitir que seja assim, assim seja.

Sejamos felizes portanto.

8 Comentários:

Às 12:27 da tarde , Blogger Héliocoptero disse...

As questões do Destino são muito complicadas e não é fácil (ou sequer possível) distinguir plenamente entre o que é fruto da tua livre acção e o que está pré-determinado. O ser humano não tem como ver o plano maior das coisas e conhecer toda a extensão das consequências de um ou mais actos. E, como se isso não bastasse, temos tendência a ver tudo o que nos rodeia à luz do binómio justiça/injustiça, quando as coisas por vezes funcionam por necessidade.

Solução: agir sempre da melhor maneira possível. Se tiver influência, melhor; se não tiver, ficas sempre de consciência tranquila ;)

 
Às 1:23 da tarde , Blogger Inês disse...

O Destino surge quando menos se espera... Acho que a vida é feita sobretudo por nós...Se corrermos o risco de deixar que tudo seja comandado pelo "Destino" não vivemos...Há que planear e deixar por vezes o imprevisto surgir...

 
Às 4:53 da tarde , Blogger Elfo disse...

Aconselho-te a leres "O Silmarilion", quanto antes . Assim irias ter uma pequena idéia do era o Destino para Tolkien, mas se não leres, ficas sempre com a impressão que podias ter aprendido algo que te escapou por entre os dedos da incerteza.

 
Às 10:32 da tarde , Blogger Dad disse...

Todas as tuas interrogações são também as minhas e ai de nós se nos mantivéssemos quedos esperando o dito "futuro"! O futuro faz-se cada dia, procurando, entendendo, amando. Eu não lamento as lágrimas de amor que chorei porque elas foram fermento para me entender melhor e, quem saber, ficar mais "adulta". O destino vai sendo feito, passo a passo, momento a momento de olhos vivos e coração aberto a TUDO!Beijinhoss

 
Às 12:22 da manhã , Blogger Marco Oliveira disse...

Eu acredito que temos livre arbítrio, isto é podemos escolher entre o bem e o mal.
E essa escolha condiciona o nosso desenvolvimento espiritual.

Se tudo estivesse destinado, de que valia esforçarmo-nos para crescermos espiritualmente?

 
Às 11:35 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

A ideia que a vida é para sermos felizes, é na minha opinião, muito materialista e egocêntrica. É uma forma mascarada que a sociedade ocidental criou para, por outras palavras, dizer aquilo que agora já se diz à boca cheia - gozar a vida.

Eu nunca vi escrito em nenhuma escritura sagrada que a vida é para sermos felizes, isso está longe ser ser o objectivo desta vida. Tampouco tem sido esse o exemplo da vida dos profetas e sábios, antes pelo contrário, tenho visto que devemos viver a vida pelo bem do próximo, dos outros e isso é quase sempre feito à custa do sacrificio do nosso próprio bem estar e conforto.

O segredo de ter o melhor dos dois mundos talvez esteja em conseguir viver em serviço aos outros de um modo totalmente desprendido e verdadeiro, pois quem o conseguir não precisa de procurar ser feliz, porque a felicidade vem ter consigo.

 
Às 8:01 da tarde , Blogger Maria Lagos disse...

Pois olha eu vejo em cada escritura que leio que o propósito da vida é sermos felizes...são que a interpretação da palavra felicidade tem muitas caras. Pedro, olharmos os outros e ajudá-los não nos dá felicidade? O que é a felicidade? Tudo isso é tão subjectivo. Continuo a dizer que leio que o propósito da vida é ser feliz e gostarei de sentir que esse é o propósito mesmo! Deus quer que eu seja feliz e é esse caminho que me ensina todos os dias!

 
Às 5:50 da manhã , Blogger Alvaro Gonçalves Correia de Lemos disse...

Oi,

Destino, sim acredito nele, mas com grandes interrogações, talvez porque também ache que é no presente que podemos mudar o futuro, ou seja que podemos tomar certas decisões e mudar o rumo desse destino, senão, pergunto-me a mim mesmo de que serveria estar aqui?
Claro que as decisões tomadas hoje terão o seu "destino" no amanhã, mas também no amanhã eu poderei mudar um pouco o meu rumo, ou o rumo das coisas.
Isto do destino é sempre complicado falar, mas creio que todos nós temos que participar nele, podendo mudá-lo um pouco mesmo que mais tarde nos arrempenda-mos, mas é assim a vida.
Um big xi - coração.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial