Tigre da Tasmânia

«Eu escrevo como se fosse salvar a vida de alguém. Provavelmente a minha própria vida» C. Lispector

sábado, dezembro 10

A árvore de Natal do Terreiro do Paço

Uma amiga minha alemã comentava comigo no outro dia o porquê da nossa gigantesca árvore de Natal, «plantada» no coração de Lisboa, na sala de entrada da capital que é o Terreiro do Paço. Para quê gastar tanto dinheiro e preciosa energia numa árvore de Natal? Para termos milhares de portugueses preguiçosos a passear orgulhosamente com o seu carrinho e terem um vislumbre de alguns segundos da dita, empancando o trânsito e criando filas desde o Marquês e desde o Cais do Sodré rumo à Praça do Comércio?

Isto na Alemanha nunca aconteceria, dizia ela. É verdade. Os tugas precisam de coisas de encher o olho, de forma a renovarem a sua esperança sempre reduzida num futuro melhor. E querem mostrar que são os primeiros da Europa, nem que seja num árvore de Natal gigante. Marketing sim senhor, e bem elaborado. Mas será que é de mega árvores de Natal que precisamos? Não será melhor olharmos para dentro e tentarmos eliminar os nossos egoísmos do que mirar para fora e vermos uma espampanância que é efémera (que a SIC e o Millenium BCP mandam desligar as luzes à meia-noite porque os euros não esticam...) e apenas enche o olho?

5 Comentários:

Às 7:46 da tarde , Blogger Alvaro Gonçalves Correia de Lemos disse...

Melhor não podias descrever o que tb sinto.

 
Às 1:13 da tarde , Blogger Dad disse...

Olha hoje vai o meu coro cantar na árvore de Natal!

 
Às 1:17 da tarde , Blogger Dad disse...

E essa da Alemanha é treta porque eu passei lá dois Natais e vou-te contar... nunca vi tanto desperdício...
Tanto consumismo...
Provavelmente agora Portugal está igual ou pior mas há 20 anos atrás era assim também na Alemanha, ostentação e muita.
Eu também não concordo nem com arvores name iluminações nem nada destas tretas quando há, no nosso país gente que nem tem para comer nem um tecto para se abrigar, mas ouvir alemães opinarem sobre o nosso mal quando lá é o mesmo...
bem prega frei Tomás...

 
Às 4:49 da tarde , Blogger Dad disse...

A propósito!
de Árvores de Natal! O nosso Concerto foi lindo, apesar do frio... senti-me na Sibéria...

 
Às 10:19 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Pelo menos não veio dos bolsos dos contribuintes...

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial