Tigre da Tasmânia

«Eu escrevo como se fosse salvar a vida de alguém. Provavelmente a minha própria vida» C. Lispector

domingo, outubro 9

O que é Portugal?

Aqui vos deixo alguns excertos da magnífica conversa entre Eduardo Lourenço e José Pacheco Pereira, publicada pelo jornal «A Capital», no passado dia 20 de Fevereiro, dia das eleições legislativas, sob o título «O que é Portugal?».

Que melhor texto para reflectir hoje, dia de eleições autárquicas?

«As crianças entram no pré-primário com milhares de horas de televisão e entram com um tempo, com um ritmo de vida, pouco propício à leitura, ao tempo lento, à atenção. O que está em crise, que depois se vê, primeiro nas capacidades de leitura, escrita, nas literacias, o que se vê é uma enorme dificuldade em a escola transmitir pensamentos estruturados.

(...)

Não está com atenção porque tudo, a publicidade, a televisão, o mundo, a música, é mais rápido, tem um tempo, tem uma aceleração que depois não é compatível com o tempo lento da leitura. Uma pessoa quando lê um livro tem de estar uma, duas, três horas sem fazer nada. A leitura é solitária...

(...)

Nós estamos em sociedades com cada vez menor memória e a obsessão da novidade, a obsessão do presente... Estamos em sociedades que só têm presente, não têm memória.

(...)

Um argumento de três fases não cabe num telejornal. E isso evidentemente cria uma degradação do pensamento, não é possível pensar, não há raciocínios, não há argumentos...

(...)

Nós estamos condenados a viver num presente em que não temos silêncio, em que não temos discrição, em que temos de ter sempre ruído, temos que ter sempre presente. Acho que o telemóvel é um bom exemplo disso. Hoje é socialmente inaceitável que não se esteja sempre presente para atender uma chamada telefónica. Ou porque transportamos o telefone no nosso corpo ou porque os gravadores de chamadas implicam sempre resposta.»

3 Comentários:

Às 8:33 da manhã , Blogger Dad disse...

Grandes verdades! A tecnologia roubou a todos nós o silêncio que já não vamos conseguir recuperar...

 
Às 12:07 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Oi Pedro!
Eu hoje estou visitando alguns blogs maravilhosos pela primeira vez... Puxa... que lindo... Estou muito feliz em estar aqui, proxima ao teu coração... e que lindo coração... Allah'u'abha, amigo!

 
Às 5:57 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Boa, muito bom, vou copiar isto e por num email para mandar ao pessoal.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial