Tigre da Tasmânia

«Eu escrevo como se fosse salvar a vida de alguém. Provavelmente a minha própria vida» C. Lispector

sexta-feira, agosto 19

O que pretendo com este blog?

As palavras da genial Elis Regina descrevem um pouco as minhas intenções com a criação deste blog. O Tigre deve ser como «uma casa no campo onde eu possa plantar meus amigos, meus discos e livros e nada mais; e tenha somente a certeza dos amigos do peito e nada mais...».

O Peer Gynt também me dá uma ajuda, com a metáfora das várias camadas de uma cebola criada por Ibsen. Só que desta vez as cascas que retiramos não são para deitar fora. Cada uma delas tem um significado que é para ser guardado. Se tal não acontecer não estamos a fazer a nossa parte, e um dos tijolos-base ameaça a queda de toda a estrutura.

Para me explicar melhor recorro a Brecht, que nos dizia que o discurso funciona como mediação, e a mediação passa pela forma de nos pormos em contacto uns com os outros, por uma forma de sociabilidade e transmissão de mensagens. O discurso é mais uma forma de comunicação, da comunicação, e como tal visa que as pessoas interajam entre si, que as barreiras do silêncio (ou mesma aquelas do discurso verborreico) sejam derrubadas. Se não para que serviria um discurso que não fosse a comunicação? Comuniquemos, seja por palavras, por imagens, por música, pela dança, pela mímica, pelo teatro, pelo corpo, pelas sensações, pelo som, pelo texto, enfim, comuniquemos pela vida, porque a vida significar comunicar, pôr em comum. A não comunicação é a não vida. E a não vida leva à morte.

6 Comentários:

Às 3:32 da manhã , Blogger Heliocoptero disse...

Bem, tu mais parece que tinhas uma enorme fome de comunicar, pelo menos a julgr pelo número de entradas logo no primeiro dia. Isso é que é dinamismo, rapaz!

 
Às 11:05 da manhã , Blogger Maria Lagos disse...

Pois este blog como foi um bébé muito bem feitinho, demorou a sair, daí tanta entrada imadiata e muito boas. Não percas a pedalada!

 
Às 9:56 da tarde , Blogger Dad disse...

O Pedro aqui descrito é uma óptimo rapaz para quem Deus olhará certamente com amor e lhe proporcionará um futuro feliz!
Beijinhossssssss

 
Às 5:45 da manhã , Blogger pedro disse...

Pois tem toda a razão Maria Lagos, este blog foi tão pensado e repensado que agora fluie muito naturalmente como água.

 
Às 3:17 da manhã , Anonymous Stella disse...

Grata pelos excelentes momentos que proporcionaste neste teu blog.
É bom ter amigos com blogs interessantes (Marco, Dad e agora tu, Pedro)para navegar com destino. Normalmente só leio e não comento, perdoem-me os outros mas como gozo os últimos dias de férias estou mais solta e sem horário para forçar as pestanas.
Que o Tigre não dê tréguas às teclas!
BJS

 
Às 1:58 da manhã , Blogger pedro disse...

Stella, foi uma magnífica surpresa ver-te aqui por este mundo. Muito obrigado pelas tuas palavras. E sugiro que partilhes com todos as tuas belas ideias, comentários e textos no blog. Que tal «Rainha Mãe»? Eheheh. De todos os modos não me importo de ser um dos eleitos das tuas prosas. Bjs

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial