Tigre da Tasmânia

«Eu escrevo como se fosse salvar a vida de alguém. Provavelmente a minha própria vida» C. Lispector

sexta-feira, agosto 19

Pensamentos do dia

Os fogos, sempre os fogos. Mais um ano que decorre e mais uma vez os incêndios lavram Portugal de Norte a Sul. Toda a gente fala do assunto, mas será que todos contribuímos? A Terra é a nossa casa comum e ninguém tem o direito de colocar em risco a parcela de cada um.
Várias questões se colocam:
Porque continuam a lavar as ruas em altura de seca extrema? Porque é que as bombas de água dos postos de gasolina não têm dispositivo de fecho, ficando a água a correr ad eternum?
Porque é que os milhares de militares do país e os prisioneiros a cumprir pena leve não prestam um verdadeiro serviço cívico e participam no combate aos incêndios, ao invés dos primeiros brincarem às guerras com armas obsoletas e autoridades fictícias e dos últimos sobrelotarem os estabelecimentos prisionais?
Porque não é lançado todos os anos, na Primavera, um verdadeiro programa de limpeza das florestas, com a participação dos já mencionados militares e prisioneiros, mas sobretudo de crianças e jovens, que fariam deste iniciativa o seu projecto da Área Escola? Não só contribuiriam para um indubitável retrocesso de risco de incêndio como também seria neles criada consciência ambiental, ecológica e cívica.
Profissionalizem-se os bombeiros, castiguem-se ferozmente os culpados de fogo posto, mas acima de tudo tomem-se medidas de prevenção, porque é muito mais fácil actuar a montante que a jusante. O grande culpado dos fogos em Portugal não é o Verão abrasador que todos os anos atinge o país. O grande culpado é todo aquele que nada fez durante o ano na área da prevenção. E isso está nas mãos de todos.

3 Comentários:

Às 3:30 da manhã , Blogger Héliocoptero disse...

Ora muito bem! Aqui está mais uma cabeça pensante a meter o dedo na ferida. Já lá diz o adágio que "mais vale prevenir do que remediar" ;)

 
Às 11:06 da manhã , Blogger Maria Lagos disse...

E haverá causas obscuras que também contribuem para a grande devastação do nosso querido país...

 
Às 5:42 da manhã , Blogger pedro disse...

Caro António, por isso mesmo a solução está em todos nós. Se cada um de nós der o primeiro passo fica muito mais fácil. Fico feliz por ver que vens aqui ao Tigre. És uma presença cinco estrelas.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial